O Ao Mundo das Tintas participou de uma matéria sobre o uso de tecido na decoração no portal Tua Casa e vamos dividir com vocês a reportagem que ficou bem bacana =)

 

Praticidade e estilo: os tecidos para parede têm o poder de renovar seu lar

Tecido autoadesivo para parede

O tecido de parede é uma opção prática para renovar a casa que pode ser feita por você mesmo. Esse material é de fácil aplicação, por isso não depende de um profissional para fazê-lo.

“O tecido é uma ótima escolha para revestir a parede e dar vida ao ambiente já que você consegue obter inúmeras opções de estampas, cores e texturas”, diz Camila Aristico dos Santos, administradora da loja Ao Mundo das Tintas, empresa que oferece serviços em pintura e decoração.

O tecido também tem um custo acessível e relativamente mais baixo que outras opções de revestimento, como o papel de parede e a tinta.

O valor varia de acordo com o material de cada tecido, mas normalmente, vale o investimento.

Além disso, o morador consegue trocar o tecido de maneira rápida e fácil, sem gerar grandes trabalhos e problemas, caso enjôe da estampa do tecido.

 

Como escolher o tipo de tecido de parede

Existem muitas opções de tecido para parede, mas algumas das especificidades de cada tipo podem ajudar na escolha. Confira dicas da profissional Camila Aristico dos Santos sobre os modelos mais comuns de tecido para parede.

De acordo com a profissional, os tecidos de tapeçaria são versáteis e resistentes, e por isso possuem maior durabilidade. Outro tecido bem resistente é o sarja.

Os tecidos de tricoline também são resistentes, porém são leves e por esse motivo são os mais usados para revestir a parede. O tecido piquet também é conhecido por ser leve e macio.

O tecido suede, ou camurça, tem um ar aconchegante e contribui para um ambiente harmonioso. Enquanto o couro sintético permite criar um ambiente acolhedor e sofisticado.

O tecido jeans confere um ar moderno e despojado ao ambiente em oposição aos tecidos juta e chita que são tecidos rústicos e trazem textura à parede.

Camila ainda sugere que tecidos impermeáveis são boas opções de escolha já que não sujam tanto e possuem fácil limpeza.

Outra dica importante que pode colaborar para a escolha do tecido é sua altura. Compre um tecido que tenha a altura da parede em que ele será aplicado para facilitar o trabalho e não precisar emendar partes da peça.

 

Posso usar o tecido em todos os cômodos da casa?

“O uso do tecido é indicado para áreas secas”, diz a profissional. Os cômodos mais indicados para a aplicação do tecido para parede são os dormitórios, as salas de estar e jantar, lavabos, hall de entrada, corredores e outros.

Não indicamos o uso do tecido em cozinhas porque o material pode absorver os aromas de alimentos, prejudicando sua durabilidade e dificultando a convivência com o mesmo.

Além disso, o tecido também não é indicado para ambientes úmidos. “O contato com a água irá amolecer a cola e soltar o tecido da parede”, diz Camila. Então, não aplique tecidos para parede em banheiros, expostos à umidade do chuveiro, e em áreas externas sujeitas à umidade do tempo.

 

Como aplicar tecido de parede – passo a passo

1. Escolha a parede que irá customizar;

2. Compre o tecido de sua preferência;

3. Você vai precisar de cola branca extra forte, um rolinho, uma bandeja de pintura, um rolinho, uma bandeja de pintura, um rodinho de pia, tesoura, estilete e jornal ou algo para proteger o piso;

4.  Libere o espaço e tire tudo que possa estar no caminho;

5. Corte a faixa lateral dos dois lados do tecido;

6. Forre o chão com jornal;

7. Espalhe a cola em uma faixa superior da parede;

8. Comece a colar o tecido devagar e com cuidado;

9. Vá aplicando a cola aos poucos e colando o restante do tecido;

10. Espere secar e retire as sobras de tecido com o estilete;

11. Para proteger o tecido, aplique uma camada de cola diluída em água na parede pronta (na proporção de 1:1).

A profissional ainda indica alguns cuidados na aplicação: “tenha atenção para as emendas do desenho se o tecido for estampado, elas precisam casar direitinho para não colocar a perder todo o trabalho, e certifique-se que a parede não está torta, vale a pena fixar o tecido com uma fita antes de usar a cola para evitar surpresas.”

 

Cuidados com o tecido

O tecido de parede, como qualquer revestimento, pede alguns cuidados básicos para garantir sua limpeza e durabilidade. Indica-se uma limpeza com espanador pelo menos uma vez na semana, e caso seja necessário, utilize o aspirador de pó para uma limpeza mais completa e efetiva. Não utilize produtos que possam danificar o tecido, como por exemplo solventes e produtos abrasivos.

Fonte da entrevista: http://www.tuacasa.com.br/tecido-para-parede/

  • Tecido adesivo para a parede

 

Vale lembrar que aqui no Ao Mundo das Tintas você encontra uma ampla linha de tecidos adesivos para decorar e renovar a sua parede.

Ficou com alguma dúvida?  Entre contato conosco (11) 2749-1616 ou deixe aqui seu comentário =)

 

Praticidade e estilo: os tecidos para parede têm o poder de renovar seu lar

Comentários

Comentários