Praticidade: tinta para pintar azulejo

Muitas vezes o azulejo da nossa casa/escritório está em perfeito estado, porém a cor ou estampa não agrada mais. O que fazer? Encarar uma reforma e “quebra-quebra” ou pintar com uma tinta própria para azulejo?

Esta última opção tem sido muito usada, pela rapidez e praticidade.

Para pintar o azulejo temos 2 tipos de tinta:

  • Tinta Epóxi – Este produto é bi-componente, isso é quando você compra tinta epoxi vem a embalagem da tinta e também uma embalagem de catalisador (que vai promover a secagem do produto). Para pintar com epoxi você precisa misturar os 2 componentes (tinta + secante) numa embalagem de plástico (tipo balde, caçamba, bacia…). Para diluir essa tinta é vendido a parte o diluente para epoxi.

A tinta epoxi possui uma ampla linha de cores e o seu acabamento é brilhante.

Tinta epoxi para azulejo

Um detalhe importante é que quando é usado tinta epoxi para pintar o azulejo os fabricantes recomendam passar um fundo epoxi antes da tinta, para assim melhorar a aderência da mesma.

fundo epoxi suvinil

  • Tinta epoxi a base de água – Atualmente a indústria tem se preocupado muito com a questão ambiental, adicionando tinta a base de água em sua linha de produtos.

Com a tinta epóxi não foi diferente, a Suvinil por exemplo conta com “banheiros e cozinhas” um epoxi a base de água que pode ser aplicado diretamento sobre o azulejo (dispensando o uso do fundo epoxi). Uma outra vantagem do epoxi a base de água é que ele monocomponente, isso é não precisa adicionar catalisador para a secagem.

A diluição dessa tinta é feita com 10 de água potável.

O acabamento da tinta epoxi a base de água é acetinado (meio brilho – entre o brilhante e fosco) e possui diversas opções de cores.

Tinta epoxi a base de agua

 

Vale lembrar que independente do tipo de tinta epoxi escolhida é fundamental limpar bem o azulejo antes de iniciar a pintura – lavar com água e detergente – para assim remover qualquer tipo de sujidade e gordura presente no local.

Outro ponto que merece atenção é que com a pintura você cobrirá toda a superfície pintada, deixando o azulejo e rejunte com a mesma cor e acabamento.

Confira abaixo algumas imagens de ambientes pintados com esses tipos de tinta (fonte google imagens):

  • Preparo do azulejo para pintar
    A limpeza antes da pintura é fundamental

Ficou com alguma dúvida de como comprar e fazer esse tipo de pintura? Entre em contato conosco!!

Tel: (11) 3951-3787 ou 2749-1616 e-mail: faleconosco@aomundodastintas.com.br

Tinta para azulejo

Comentários

Comentários

Contato Whatsapp